sábado, 3 de novembro de 2012

Sexagem Fetal.



Menina ou Menino?

Ao confirmar uma gravidez, um dos primeiros desejos do casal é logo saber se o futuro integrante da família é uma menina ou um menino. É grande a ansiedade para poder escolher o nome da criança e a cor do enxoval, por exemplo. No entanto, exames convencionais, como a ultra-sonografia, determinam o sexo do bebê apenas a partir da 14ª semana de gestação. Mas para as mães e pais mais apressados basta recorrer a uma técnica ainda pouco difundida, mas que indica já a partir da oitava semana de gravidez se a criança é do sexo masculino ou feminino.

Estamos falando da Sexagem Fetal, um teste que embora seja realizado desde 2003 aqui no Brasil, e que vem ficando cada vez mais popular, ainda é desconhecido para a maioria das pessoas. A sexagem fetal, ou diagnóstico precoce do sexo do bebê, é uma técnica para identificação do sexo do feto realizada através de uma amostra de sangue da mãe, numa fase inicial da gestação. A técnica tornou-se possível a partir da descoberta de que no sangue materno existe também uma pequena quantidade de DNA fetal circulante.
Com apenas oito semanas de gravidez já é possível saber o sexo do bebê, independente da posição do feto.  "é uma técnica excelente, pois satisfaz o desejo dos casais em saber o sexo do bebê assim que a gestante alcance oito semanas de gravidez, idade gestacional bem abaixo da exigida pelo ultra-som. Isso minimiza a ansiedade do casal, através de uma técnica não invasiva e com um elevado índice de acerto".
Para fazer o teste, a mulher não precisa de nenhuma preparação especial e todas as grávidas podem se submeter a ele. "Não é necessário nem mesmo o jejum. 

O Método
Inicialmente o sangue periférico (10 ml) é coletado das mulheres grávidas e o plasma é separado e submetido a uma reação em cadeia chamada de polimerase. Trata-se de uma técnica já difundida e reconhecida mundialmente, a PCR (Reação em Cadeia de Polimerase), isto é, a amplificação do DNA. Através dela é possível identificar fragmentos do cromossomo Y - aquele que determina o sexo masculino no ser humano.
Como apenas indivíduos do sexo masculino possuem esse cromossomo dentro de suas células, sua presença no sangue materno indica um menino e sua ausência indica uma menina.
Por isso, quando o teste é positivo, ou seja, indica a presença de fragmentos do cromossomo Y, a probabilidade de o feto ser um menino é superior a 99%. Quando o resultado é negativo, sem a presença de fragmentos do cromossomo Y circulante, então infere-se que o feto é do sexo feminino. Neste caso a certeza é de 74% até a oitava semana, crescendo para 99% a partir daí até a 12ª semana de gestação.
Outra praticidade do exame é para aqueles casos em que não é possível identificar o sexo do feto por meio do ultra-som, como por exemplo, quando ele se encontra em má posição para visualização. É interessante notar que o DNA fetal desaparece da circulação materna em poucas horas após o parto. Portanto, as gestações anteriores não interferem no resultado do teste...

Nenhum comentário:

Postar um comentário