sábado, 3 de novembro de 2012

Progesterona


Progesterona é um hormônio esteroide produzido, a partir da puberdade, pelo corpo lúteo e pela placenta durante a gravidez
A progesterona é o segundo hormônio feminino e é produzida principalmente no ovário. No processo da ovulação, o óvulo, célula fértil feminina, se encontra dentro de uma pequena bolinha de líquido chamada folículo. Este folículo produz o estrógeno, hormônio feminino básico. É o estrógeno que faz o aspecto físico da mulher. Após a liberação do óvulo este folículo se transforma em corpo amarelo ou lúteo, e começa a produzir progesterona, a qual prepara a mulher para a gestação e o aleitamento.
A progesterona age em todo o corpo físico da mulher preparando-a para a gravidez. Muitas mulheres tem deficiência de progesterona e isto não parece ter um significado muito importante para o organismo. Sua maior conseqüência é a amenorreia, ou falta de menstruação. É um hormônio essencial na manutenção da gravidez. É primeiramente produzida pelo corpo lúteo do ovário, até cerca de 20 semanas de gestação sendo depois sintetizada pela placenta. Muitas mulheres inférteis, com falhas de implantação e com aborto recorrente apresentam baixos níveis de progesterona no sangue, sendo indicada uma suplementação de progesterona na fase inicial da gravidez. A progesterona age não só na receptividade endometrial, mas também a resposta imunológica materna, devendo a suplementação permanecer até por volta da 16ª semana, alguns médicos recomendam somente até a 10ª semana.
Funções
Estimula as células do endométrio a se proliferarem e garante com que o embrião se fixe no cório para a formação da placenta. Também é o hormônio responsável pela continuidade da gravidez pois evita a descamação do endométrio, que ocasionaria um aborto.

2 comentários:

  1. tenho problema de baixa progesterona. meu médico disse que é por causa dos ovario com cistos. quero muito ser mãe. tbm engravidei de gemeos a dois anos atraz, mas Deus achou que ainda não era a hora.essa informaçao mim ajudou muito. me add no msn, queria poder trocar experiencia com vc. preciso de alguem que mim ajude sabe to sozinha nessa caminhada. nessamedeiros05@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Sei como vc está se sentiondo já me senti assim, mais saiba que Deus tem um tempo certo pra tudo e todos, um dia o Seu vai chegar assim como o meu chegou.... vou te adicionar. bjus.

    ResponderExcluir