sábado, 3 de novembro de 2012

Aborto e Curetagem




A Curetagem

Já passei por essa tortura e sei bem o que é isso!
“Curetagem” é uma palavra com que os médicos atiram às mulheres, como se elas estivessem todas perfeitamente por dentro do assunto.
A Curetagem é a raspagem com cureta, um instrumento cirúrgico em forma de colher, com os bordos cortantes que serve para fazer raspagens em superfícies côncavas.
A Curetagem, também chamada D&C, Dilatação e Curetagem, consiste na dilatação do colo do útero para acesso ao interior do útero através da vagina para raspagem dos restos do produto da concepção.
Pode soar terrivelmente, mas pelo que pude apurar, e pelo que os próprios médicos me disseram, o processo envolve pouca dor, e é possível iniciá-lo de manhã no hospital e regressar para casa ao final do dia. Conheço uma mulher que estava a trabalhar no dia seguinte. Contudo, é aconselhado permanecer em repouso um a dois dias. A mulher deverá estar atenta ao aparecimento de febre, persistência de cólica abdominal intensa ou duradoura, ou persistência de sangramento vaginal intenso.
Como tudo, tem desvantagens e vantagens. Por um lado, a mulher tem que ser submetida a uma anestesia geral, e existe um risco de, no processo de raspagem, o endométrio, o fino revestimento do útero, ser danificado, o que pode trazer dificuldades para uma próxima gravidez. Por outro lado, a mulher não tem que viver semanas com o feto sem vida dentro de si, o que a poupa de toda a tensão emocional que isso pode acarretar, não corre um grande risco de infecção, e não tem que passar pelas dores da expulsão.
A decisão de aguardar ou fazer a intervenção não é fácil. A melhor atitude a tomar é contar com o médico, fazer-lhe todas as perguntas, esclarecer todas as dúvidas, e decidir com conhecimento dos dois caminhos, reconhecendo qual aquele que cada uma está mais preparada para enfrentar.

Se houver aí fora uma mulher que tenha passado pela Curetagem e queira ajudar outras nesta encruzilhada, peço que me ajude a desmistificar esta situação, partilhando como foi e o que sentiu.

      Comigo começou com um pequeno sagramento que ocasionou um aborto, eu fui internada para ter certeza que tinha que fazer cureta foram feitas ultrassonografias , depois me aplicaram injeções de BUSCOPAN mais como o buscopan não ajudou só atrapalhou porque me fez vomitar bastante decidiram fazer logo a cureta, na verdade não lembro de muita coisa lembro que form me buscar com uma maca e cheguei em uma sala tipo sala de cirurgia que tinha muitos médicos era uma sala meia que escura enquanto um me aplicava o soro o outro abria as minhas perna rsrsr :) dai colocaram aqueles aparelhos lá que é ligado ao coração, depois aquele lá que é ligado ao dedo kkkk e a ultima coisa que me lembro daquela sala é que o medico falou pra mim que ele iria me anestesiar e que eu iria dormir um pouco, depois dai só lembro que quando eu acordei eu estava deitada em uma maca e o medico perguntando se eu estava bem e a outra verificando minha pressão e tudo girando kkkk e daí foram buscar meu esposo para me acompanhar na minha ida de volta ao quarto tudo girando, alguns minutos depois o medico foi lá disse que eu estava bem, meu útero estava limpinho eu não tinha nenhum problema e ainda brincou disse que eu estava pronta pra outra e perguntou se eu iria tentar de novo e eu disse que sim e ele mandou que eu esperasse 15 dias e me passou comprimidos de INDUX para aumentar minhas chances de gêmeos  mais assim eu não senti nada demais me recuperei rapidinho..kkkkkkkkk bjus meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário