sábado, 3 de novembro de 2012

Gravidez Psicoologica


O desejo de engravidar para algumas mulheres é tão forte que elas acabam “engravidando” , mas não se trata de uma gravidez real, é uma ficção, é psicológica.  Nestes casos, os sintomas são exatamente os mesmos de uma gestação normal, aumento da barriga, náuseas, ânsia de vômito, a falta da menstruação, secreção de leite e as “futuras mães” sentem até mesmo o bebê se movendo.
A gravidez psicológica não acontece somente em um perfil determinado de mulher, qualquer uma, de qualquer classe social, está sujeita a sofrer com este problema. Alguns fatores podem fazem com que uma mulher seja mais propícia, como aquelas com histórico de problemas psicológicos, traumas socioambiental e sexual.
Sintomas da gravidez psicológica
Quando uma mulher garante que está grávida mesmo quando resultados de exames de gravidez dão negativos.
A barriga começa crescer na medida que o tempo passa, exatamente como a barriga de uma grávida de verdade. Neste caso, outras pessoas passam a fazer parte da gravidez psicológica, porque acreditam naquilo que veem.

Sintomas da Gravidez Psicológica
A mulher para de menstruar ou a menstruação passa a ter uma frequência irregular.
Mesmo não tendo o feto, a mulher sente o bebê mexendo, porque o cérebro produz o efeito da falsa sensação.
O colo do útero pode se tornar mole durante uma gravidez psicológica.
O tratamento para gravidez psicológica
Quando uma mulher percebe que se trata de uma gravidez psicológica, deve imediatamente procurar o médico. Muitas mulheres por não quererem admitir que se trata de uma falsa gestação, trocam continuamente de médico. É recomendado procurar um psiquiatra, em algumas situações, as mais graves, somente com medicação é possível resolver o problema.
Para se recuperar de uma gravidez psicológica, a estrutura interna da mulher será decisiva e o apoio da família contará muito. Ela precisa se sentir amada e protegida pelos familiares e amigos. Não se deve de maneira nenhuma recriminá-la.
O cuidado com o psicológico é a primeira coisa que deve ser pensada. A terapia individual é a mais adequada, mas também de casal, e em alguns casos familiar.
Porque acontece a gravidez psicológica
A gravides psicológica também acontece nos animais, em maior frequência do que nas mulheres.

São inúmeros os motivos que levam uma mulher a sofrer de uma gestação falsa. Um deles pode ser insegurança em relação ao marido, a gravidez psicológica seria para manter a família unida por causa da chegada do bebê.
O mais comum seria quando a mulher tem o desejo de ter um filho, mas não consegue engravidar, mesmo depois de tantas tentativas.
Outras mulheres desenvolvem a gravidez falsa, quando recebem um diagnóstico de um médico, afirmando que nunca poderão ter filhos e não aceitam a realidade apontada pelo exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário