sábado, 3 de novembro de 2012

Gravidez Ectópica


Ectópica significa "fora do lugar." Em uma gravidez ectópica, o óvulo fertilizado se implanta fora do útero.
O óvulo fica nas trompas de falópio em mais de 95% das gravidezes ectópicas. Esta é a razão pela qual gravidez ectópica é comumente chamada de “gravidez tubária”.
O óvulo também pode se implantar no ovário, abdômen, ou no colo do útero, esses casos são comumente chamados de gravidez cervical ou abdominal.
Nenhuma destas áreas tem espaço ou tecido como o útero para uma gravidez se desenvolver.
À medida que o feto se desenvolve, ele acabará por estourar o órgão que lhe contém. Isto pode causar hemorragia grave e pôr em perigo a vida da mãe. Uma gravidez ectópica não resulta em uma criança viva.

Sintomas da Gravidez Ectópica

Os sintomas da gravidez ectópica podem ser difícil de diagnosticar porque os sintomas muitas vezes espelham os de uma gravidez normal. Esses fatores podem incluir atraso da menstruação, náuseas, vômitos, ou micção freqüentes.
Os primeiros sinais de aviso de uma gravidez ectópica são freqüentemente dor ou sangramento vaginal. Você pode sentir dor em sua pélvis, abdome ou, em casos extremos, até mesmo no ombro ou no pescoço (se a ruptura de sangue da gravidez ectópica acumular-se e irritar alguns nervos).
A maioria das mulheres descreve a dor como uma pontada. A dor pode concentrar-se em um dos lados da pelve e ir e vir ou variar em intensidade.
Qualquer um dos seguintes sintomas adicionais também pode sugerir uma gravidez ectópica:
* Sangramento vaginal
* Tonturas ou desmaios (causada pela perda de sangue)
* Pressão arterial baixa (também causado pela perda de sangue)
* Dor na parte inferior das costas

Causas da Gravidez Ectópica?

Uma gravidez ectópica resultada quando um óvulo fertilizado é incapaz passar com rapidez suficiente pelas trompas de Falópio até o útero. Uma infecção ou inflamação do tubo poderia bloquear sua passagem parcial ou totalmente. Uma doença inflamatória pélvica, que pode ser causada por gonorréia ou clamídia, é uma causa comum de bloqueio das trompas de Falópio.
Endometriose (quando as células de revestimento do útero crescem noutras partes do corpo) ou a partir de tecido cicatricial de cirurgias abdominais também pode provocar bloqueios. Mais raramente, defeitos de nascimento ou crescimentos anormais podem alterar a forma do tubo e perturbar o andamento do óvulo.

Diagnóstico da Gravidez Ectópica

Se você chega à unidade de emergência com queixa de dor abdominal, é provável que seja feito um teste de gravidez de urina. Apesar de estes testes não serem sofisticados, elas são rápidos, e a velocidade pode ser crucial no tratamento da gravidez ectópica.
Se você já sabe que está grávida, ou se o teste de urina deu positivo, você provavelmente fará um teste HCG quantitativo. Este teste sanguíneo mede os níveis do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG), que é produzida pela placenta e aparece no sangue e na urina em 8 a 10 dias após a concepção. Seus níveis dobram a cada 2 dias, nas primeiras semanas de gravidez, por isso, se os níveis HCG são inferiores ao esperado para a sua fase de gestação, uma possível explicação poderia ser uma gravidez ectópica.
Provavelmente você também fará uma ecografia, que pode mostrar se o útero contém um feto ou se massas estão presentes noutros locais da região abdominal. Mas o ultra-som pode não ser capaz de detectar todas as gravidezes ectópicas. O médico poderá também fazer um exame pélvico para localizar as áreas causando dor, para verificar a existência de um útero alargado ou para encontrar qualquer massa.
Mesmo com os melhores equipamentos, é difícil ver uma gestação inferior a 5 semanas após a última menstruação. Se o médico não pôde diagnosticar a gravidez ectópica, mas também não pôde descartá-la, ele ou ela pode pedir-lhe para voltar a cada 2 ou 3 dias, para medir o seu nível HCG. Se esses níveis não subirem tão rapidamente como deveriam, o médico irá continuar a monitorar cuidadosamente até que um ultra-som possa mostrar onde é a gravidez.

Tratamento da Gravidez Ectópica

Tratamento de uma gravidez ectópica varia, dependendo de como a mulher estiver clinicamente e do tamanho e localização da gravidez.
Uma gravidez ectópica prematura pode às vezes ser tratada com uma injeção de metotrexato, o que impede o crescimento do embrião.
Se a gravidez já é duradoura, é provável que você precise de cirurgia para remover a gravidez anormal. No passado, esta era uma operação grande, exigindo uma grande incisão em toda a zona pélvica. Isto ainda poderá vir a ser necessário em casos de emergência ou lesões internas extensivas.
No entanto, a gravidez pode, por vezes, ser removida com uma laparoscopia, um procedimento cirúrgico menos invasivo. O cirurgião faz pequenas incisões no abdômen inferior e, em seguida, insere uma câmera de vídeo minúscula e instrumentos através dessas incisões. A imagem da câmera é mostrada em uma tela na sala de cirurgia, permitindo que o cirurgião possa ver o que está acontecendo dentro do seu corpo sem fazer grandes incisões. A gravidez ectópica é então removida cirurgicamente e quaisquer órgãos danificados são removidos ou reparados.
Seja qual for o seu tratamento, o médico vai querer vê-la regularmente depois de se certificar que seus níveis HCG retornaram a zero. Isso pode levar várias semanas. Uma elevação de HCG poderia significar que algum tecido da gravidez ectópica não foi retirado. Esse tecido pode ter que ser removido com metotrexato ou cirurgia adicional.

E quanto a futuras gravidezes?

Algumas mulheres que tiveram gestações ectópicas terão dificuldade de engravidar novamente. Esta dificuldade é mais comum em mulheres que também tiveram problemas de fertilidade antes da gravidez ectópica. Seu prognóstico depende da sua fertilidade antes da gravidez ectópica, bem como a extensão do dano que foi feito.
A probabilidade de repetir uma gravidez ectópica aumenta com cada nova gravidez ectópica. Depois de ter tido uma gravidez ectópica, você enfrenta aproximadamente 15% de chance de ter outra.

Quem está em risco de uma gravidez ectópica?

Ainda que qualquer mulher possa ter uma gravidez ectópica, o risco é mais elevado para as mulheres que estão com mais de 35 anos e tiveram:
* DIP (Doença Pélvica Inflamatória)
* Uma gravidez ectópica anterior
* Cirurgia em um Falópio
* Problemas de infertilidade ou medicação para estimular a ovulação
Alguns métodos de controle de natalidade podem também afetar o seu risco de gravidez ectópica. Se você engravidar enquanto estiver usando progesterona só de contraceptivos orais, dispositivos intra-progesterona, ou a pílula do dia seguinte, você poderá ter maior probabilidade de ter uma gravidez ectópica. Fumar e ter múltiplos parceiros sexuais também aumenta o risco de uma gravidez ectópica.

Quando ir ao médico?

Se você acha que está em risco de uma gravidez ectópica, consulte com seu médico para discutir suas opções antes de engravidar. Você pode ajudar a proteger-se contra uma futura gravidez ectópica evitando o fumo e usando preservativos quando estiver tendo relações sexuais. O preservativo pode proteger contra infecções sexualmente transmissíveis (DST) que pode causar DIP.
Se você está grávida e tiver qualquer preocupação de que sua gravidez é ectópica, converse com seu médico - é importante certificar-se de detectar precocemente. Você e seu médico podem querer verificar os seus níveis hormonais ou agendar uma ultra-sonografia precoce para assegurar que a sua gravidez está se desenvolvendo normalmente.
Chame imediatamente o seu médico se está grávida e enfrentando qualquer dor, sangramento, ou outros sintomas de gravidez ectópica. Quando se trata de detectar uma gravidez ectópica, quanto mais cedo, melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário